The Conducting Lab
ACADEMIA THE CONDUCTING LAB
A academia The Conducting Lab é dirigida a todos os que pretendem iniciar os seus estudos na área da direção de grupos instrumentais, bem como aqueles que querem aprofundar os seus conhecimentos na área da direção de orquestra ou banda. No decorrer dos nossos cursos são abordados os fundamentos da direção, discutindo e procurando compreender o papel do diretor de orquestra. O nosso principal objetivo é partilhar com os nossos formandos as ferramentas necessárias à prática diária do maestro.
OBJETIVOS
- Compreender o papel/função do maestro;
- Compreender diferentes técnicas de direção e as ferramentas do maestro (padrões básicos de direção, entradas, crescendo e diminuendo, etc.);
- Abordagem ao estudo da partitura;
- Abordagem às técnicas de ensaio;
- Conhecer repertório de orquestra e banda;
- Conhecer a perspectiva histórica e a evolução dos grupos instrumentais.
1. APRESENTAÇÃO
A academia The Conducting Lab nasce em 2024 com a missão de disponibilizar ferramentas, e preparar maestros para a realidade deste labor em pleno Séc. XXI. Para tal, organizamos e dinamizamos cursos, workshops e masterclasses de direção de orquestra e banda, bem como de todas as temáticas implícitas à prática da direção musical.
| Curso de iniciação à direção (aulas em classe) | Duração: 4 meses (março a junho de 2026) |
| Curso médio/avançado (aulas em classe) | Duração: 9 meses (outubro de 2025 a maio de 2026) - possiblidade de integrar novos alunos em fevereiro de 2026 |
| Aulas individuais (todos os níveis) | A combinar entre professor e aluno |
2. FUNCIONAMENTO
2.1 - Aulas em classe: aulas teóricas e práticas com periodicidade quinzenal. Para a realização da aula prática será organizado um ensemble composto pelos alunos participantes no curso. Por essa razão, os alunos deverão trazer o próprio instrumento, quando necessário.
2.2 - Aulas individuais: periodicidade a combinar, podendo o aluno escolher a modalidade presencial ou on-line. Os alunos que frequentarem as aulas individuais poderão participar nos laboratórios com banda ou orquestra.
2.3 - Local e horário (aulas presenciais): as aulas realizam-se em Ovar e Mangualde em horário pós laboral. Na ficha de inscrição, o candidato poderá escolher o horário e local que mais lhe convém, contudo, cada turma necessitará de ter um número mínimo de alunos, conforme o ponto 2.4.
2.4 - Turmas e níveis: cada turma deverá ter o mínimo de 5 alunos, podendo estender-se a um máximo de 8 participantes, divididos por um máximo de 3 turmas.
- Nível 1 (iniciação): destina-se àqueles que pretendem iniciar os seus estudo na área da direção de grupos instrumentais.
- Nível 2 (médio): destina-se a alunos que já possuem conhecimentos e experiência na área de direção de orquestra ou banda.
- Nível 3 (avançado): destina-se a alunos que tenham frequentado anteriormente o curso “The Conducting Lab”.
2.5 - Laboratórios: durante o curso médio/avançado, haverá 4 laboratórios para que os alunos possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas do curso. Os alunos do curso de iniciação poderão assistir a todos os laboratórios do curso médio/avançado, contudo, terão apenas 1 laboratório a agendar no mês de junho de 2026.
Laboratórios 2025/2026:
- Laboratório 1 (20 a 22 de fevereiro de 2026): Sociedade Filarmónica de Mões Castro Daire
- Laboratório 2 (27 e 28 de março de 2026): Sociedade Filarmónica Santa Cruz de Alvarenga
- Laboratório 3 (24 a 26 de abril de 2026): Banda União Músicos de Mira
- Laboratório 4 - a confirmar
3. MATÉRIAS/TEMAS A DESENVOLVER
- O papel do maestro;
- Técnicas de direção (padrões de direção, entradas, crescendos e diminuendos, etc.);
- Repertório (orquestra e banda) e escolha de repertório;
- Técnicas de ensaio;
- Psicologia do ensaio;
- Estudo da partitura;
- Análise;
- Orquestração;
- Organologia.
4. REDES SOCIAIS E INFORMAÇÕES
https://www.instagram.com/conductinglab
E-mail: theconductinglab@gmail.com
5. INSCRIÇÃO





